Como funciona a guarda compartilhada?
- Sara Daniela Silva de Souza
- 28 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2021
A guarda compartilhada é hoje a regra nos tribunais brasileiros, pois desta forma ambos os pais tem a guarda da criança e ambos podem tomar decisões sobre a criança ou o adolescente como a escolha da escola, um corte de cabelo, um curso, dentre outros. Desse modo, ambos os genitores irão dirigir a educação, a saúde e segurança do filho.
A guarda unilateral será estabelecida quando um dos pais não quiser exercer a guarda compartilhada. A guarda poderá ser modificada a qualquer tempo desde que motivada no caso do pai que exerce a guarda compartilhada não querer mais exercê-la, assim a mãe exercerá a guarda unilateral.
Muitos confundem a guarda compartilhada com a guarda alternada em que 15 dias a criança passa com o pai e 15 dias com a mãe, mas na guarda compartilhada será estabelecida o período de visitação conforme for o melhor para a criança, tendo em vista que se aplica o princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. Caso não haja acordo entre os pais, o juiz decidirá sobre o período de visitação, podendo também ouvir o relato do menor.
Em relação a esse direito de convivência da criança com ambos os pais, a guarda compartilhada tem se mostrado mais eficaz, pois proporciona ao menor uma vida melhor obtendo a aproximação de ambas as figuras materna e paterna.
Não é preciso que a convivência seja essencialmente igualitária, já que muitas vezes em ocasiões como passeios de escola, viagens, festas familiares a criança passe um tempo a mais com um de seus genitores. Além disso, a distância em relação a moradia do pai ou da mãe em cidades ou estados diferentes não pode ser óbice para que ambos os pais tomem decisões sobre a criança e exerçam a guarda em conjunto, visto que os pais podem ter contato com a criança por meios eletrônicos como vídeo chamadas, mensagens de texto, etc.
Na guarda compartilhada será estabelecida a casa de um dos pais que será a base de residência do menor, principalmente quando os pais residam em locais distintos, e também será necessário o pagamento de pensão alimentícia, pois ambos os pais possuem o dever de sustento do filho menor.
Livros recomendados sobre o assunto disponíveis no site da Amazon:
Paulo Lobo - Direito Civil: Famílias
Link para aquisição: https://amzn.to/34CZqAj
Rolf Madaleno - Direito de família
Link para aquisição: https://amzn.to/3rfWwvf
Maria Berenice Dias - Manual de direito das famílias
Link para aquisição: https://amzn.to/34D0VhV
Sara Daniela Silva de Souza - A responsabilidade civil decorrente da perda da chance na atividade médica.
Link para aquisição do e-book: https://amzn.to/2WAuTyV
Link para a compra do livro físico: https://amzn.to/3pxza2

Comments